:: Lançamento do livro "Espírito Santo do Dourado: a Praia do Sul de Minas- Histórias e Memórias"

No dia 22 de setembro, em solenidade na Câmara Municipal de Espírito Santo do Dourado, foi lançado o livro “Espírito Santo do Dourado: a Praia do Sul de Minas”- Histórias e Memórias. O Evento contou com a participação do Sr. Prefeito Municipal Adalto Luís Leal, Vice-Prefeito Claudinei Acassio Caitano, a Presidente da Câmara Hérica Alvarenga e demais vereadores. Em seu discurso, o Prefeito Municipal assim se expressou: “Fernando do Vale foi (para a comunidade douradense) um achado raríssimo (foi como encontrar as pedras preciosas nas catas de ouro da Serra do Munho/Imbiruçu). Pessoa de um caráter ímpar. Chegou em nosso meio de maneira discreta, tímida, simples… (...) Com um texto suave, recheado de detalhes, fundamentado em dados, pesquisas e fotografias, o autor nos prende, nos cativa. Parece que saímos do hoje e entramos no ontem, através de um sonho. É fascinante! A viagem, por intermédio da leitura deste livro, nos remete lá atrás, na aurora de nossa vida, na origem de nossa jornada. Parece que sentimos (lendo o livro) até o cheiro daqueles momentos iniciais da nossa caminhada. Tudo aflora na memória! (...)”. O autor do livro, Fernando do Vale, se pronunciou com as seguintes palavras: “A história não é algo pronto, muito menos não se torna finalizada. É um processo contínuo de construção, onde o ser humano e o meio em que habita se tornam os principais personagens desta saga fascinante que se chama vida. A história é dinâmica, não serve apenas ao passado, pois, por meio dela, podemos compreender o presente, refletir e questionar, preparando para o futuro que há de vir. Ao buscar entender suas origens, o ser humano não procura se vangloriar, mas sim, reafirmar sua identidade na sociedade em que vive (...) buscamos recontar e organizar as histórias e memórias de Espírito do Santo Dourado, outrora apenas “Povoado do Dourado”, ou “Praia do Dourado”, carinhosamente conhecida por “Prainha”. Mesmo chamada de Jangada, por poucos anos, Espírito Santo do Dourado continua percorrendo os trilhos da história”. Este é um marco para o município de Espírito Santo do Dourado, que traz, a partir de agora, sua história registrada em um livro.

»» Publicado em: 23/09/2021